Desde 2022, quando foram convidados a ministrar oficinas no projeto Docs Sustentáveis, Camila e Felipe procuram desenvolver e viabilizar atividades de formação cinematográfica. Como as oficinas de Super 8 e de Crítica Cinematográfica na 13ª Mostra Wallace. Em 2025 a Filmes Caipira teve a oportunidade de participar do V Congresso de Ciências Sociais da Unesp - Araraquara, com uma apresentação sobre cinema documental, além de ministrar aulas sobre produção e realização cinematográfica no interior como contrapartida dos projetos aprovados pela Lei Paulo Gustavo.
A Filmes Caipira busca democratizar o acesso à produção cinematográfica em formatos alternativos como o Super 8, 16mm e 35mm no interior paulista oferençendo serviços de consultoria e apoio à produção nestes formatos.
Mais do que filmar, a Filmes Caipira busca multiplicar as possibilidades de alcance, desenvolvendo projetos de circulação como cineclubes, mostras e festivais. Em 2024 Camila e Felipe tiveram a oportunidade de atuar na direção geral e curadoria da 13ª Mostra Wallace, em parceria com a produção da Primeiro Andar e a Prefeitura Municipal de Araraquara. Em 2025, retomam a parceria com a prefeitura, produzindo a 14ª Mostra Wallace.